Bianca Andrade

O Impacto do Storytelling na comunicação sobre Saúde

by

A comunicação entre profissionais de saúde e pacientes não se limita apenas a consultas e relatórios de Saúde. Atualmente, muitos profissionais estão cada vez mais atentos na forma como utilização a comunicação, dentro e fora do consultório. Sobretudo, com o digital, onde o desafio pela atenção é grande.

Esta atenção na forma como transmite as informações ou recomendações de Saúde pode ter um impacto na recepção, na percepção e, principalmente, na compreensão do paciente, por isso, uma das técnicas mais poderosa para apoiar a sua comunicação é o storytelling. A arte de elaborar narrativas que apoiem a sua comunicação.

Por que contar histórias funcionam na saúde?

As histórias estão no cerne da existência humana e as pessoas são programadas para responder a elas. As histórias dão significado aos fatos e permitem que os indivíduos se conectem com as informações transmitidas, tanto intelectual quanto emocionalmente. Ou seja, o uso de narrativas aumenta o engajamento e facilita a compreensão, principalmente em temas complexos, como doenças crônicas e saúde mental. Uma história bem contada gera empatia, identificação e aproxima o paciente, tornando-o mais aberto às recomendações.

Benefícios do storytelling na Saúde:

  1. Facilita a compreensão: as comprovações científicas, os dados e as estatísticas são fundamentais na Saúde, mas na maioria das vezes são difíceis de compreender quando falta contexto ou uma história. As histórias conseguem equilibrar a informação de forma que ela chegue mais acessível ao paciente.
  2. Constrói confiança: quando um profissional consegue expor e partilhar a sua informação e recomendação de saúde numa narrativa coerente, empática e com os recursos adequados para a compreensão do paciente, cria uma ponte de confiança e de referência na mente do paciente.
  3. Humaniza temas difíceis: Ao contar histórias sobre temas de saúde, por vezes complexos ou “tabus” na sociedade, tornam esses assuntos menos abstratos, ajudando o paciente a entender melhor e a se identificarem com a questão.

Como usar storytelling de forma prática na saúde?

  1. Escolha o paciente como protagonista: Crie narrativas que coloquem o paciente como o centro da história, abordando suas lutas e conquistas. Pense pelo ponto de vista do paciente – Como o seu paciente pode se identificar?
  2. Dê contexto ao conteúdo técnico: Explicar uma condição médica complexa fica mais fácil quando associamos os dados técnicos a uma experiência real, a casos clínicos (com as devidas privacidade dos dados), com histórias reais.
  3. Evite sensacionalismo: A intenção do storytelling deve ser sempre educar, apoiar e sensibilizar, e não deve dramatizar. Mantenha a autenticidade e o respeito à privacidade do paciente.


Evite exageros e sensacionalismo na comunicação sobre Saúde

Ao partilhar histórias, respeite o paciente e a mensagem. Storytelling não é sinônimo de exagero ou de drama desnecessário. O público valoriza autenticidade e clareza, o que significa que histórias reais e respeitosas são muito mais poderosas. Além de tudo, objetividade e clareza na comunicação.

Usar o storytelling é uma maneira eficaz de construir conexões mais fortes com os pacientes, além de facilitar a compreensão de informações complexas e promover uma comunicação mais empática e acessível. Ao adotar essa abordagem, você não apenas ajuda a educar e guiar o paciente, mas também fortalece sua relação com o paciente e a percepção que ele tem sobre a sua marca.

Precisa de ajuda sobre como adotar o storytelling, na prática? Agende uma sessão estratégica para alinhar a sua comunicação de forma mais próxima e humanizada!